Medo e
Ansiedade: para que serve e como funcionam
O medo e a ansiedade não são sentimentos exclusivos da nossa espécie,
outros animais também manifestam reações de medo como cachorros, cavalos, gatos
e até mesmo tartarugas. Por que isso acontece? Por que temos que sentir medo ou
ansiedade? Para que isso serve?
Esses sentimentos existem para
nos dar limites, e para isso precisam ser desconfortáveis. Uma pessoa sem
limites é capaz de fazer qualquer coisa, inclusive colocar-se em situações de
perigo. Nesse sentido, o medo e a
ansiedade agem como mecanismos de PROTEÇÃO, tanto para nós, quanto para os
outros animais.
Uma vez que somos capazes de
calcular riscos, podemos prever situações perigosas e nos protegermos, antes
mesmo de acontecerem (como é no caso da ansiedade). O medo por sua vez é uma
reação automática a um perigo iminente, ou seja, que esteja bem na nossa
frente. Medo e Ansiedade estão relacionados com o que achamos e ou imaginamos que
pode vir a acontecer, ou seja, estão voltados para o futuro e só aparece quando
nos sentimos ameaçados ou em perigo ( ainda que este seja somente imaginário).
Uma situação de perigo ( real ou
imaginário) levará nosso corpo a responder de modo a lutar ou fugir. Geralmente
fugimos quando temos alguma margem de tempo e lutamos quando estamos muito
acuados. Assim nossas chances de escapar ilesos ou pelo menos vivos da ameaça
aumentam, porém nosso corpo precisa modificar toda nossa estrutura para
poderemos responder a essa situação, observe:
Se estivermos frente a uma
ameaça real, como um cachorro ou um ladrão provavelmente você sinta:
Ø
Seu coração disparar: é preciso muito sangue para irrigar braços e
pernas.
Ø Mais sangue = mais
necessidade de oxigênio, por isso sua respiração fica mais ofegante ou têm-se a
sensação de “ficar sem ar”.
Ø Os músculos das
pernas, braços, costas e abdome recebem mais sangue, a musculatura torna-se
mais rígida (tensa)
Ø Mãos e pés recebem
menos sangue, por isso ficam geladas.
Ø Se todo meu corpo
produz mais energia, também produzo mais calor e conseqüentemente o suor aumenta
para equilibrar a temperatura corporal.
Ø
O processo digestivo praticamente pára, é mais importante manter-se vivo
do que fazer a digestão de um alimento, a boca seca e algumas pessoas tem a
sensação de ficarem enjoadas quando ficam muito nervosas.
O objetivo de toda
essa mudança é deixar-nos preparados para responder ao perigo, seja ele real ou
imaginário. E para que luta ou fuga sejam realmente eficientes precisamos estar
prontos o mais rápido possível.
Um fato interessante é que nosso cérebro
não está preocupado em avaliar se a interpretação que fazemos do perigo é real
ou imaginária. Nosso cérebro por mais aprimorado que seja, não consegue fazer
essa distinção. Às vezes uma avaliação distorcida pode gerar todos esses
sintomas, como é o caso de uma barata. Racionalmente, quem corre risco de vida?
A barata evidentemente. Porém, mesmo
assim muitas pessoas interpretam na barata uma grande ameaça, reagindo com
sintomas físicos e fugindo rapidamente. Esse é um exemplo clássico do medo
irracional. Geralmente não paramos para avaliar racionalmente, vemos algo que
consideramos perigoso, nosso corpo reage e só depois paramos para avaliar.
Se você reparar, diante de uma ameaça
geralmente ficamos muito nervosos, é uma reação quase imediata. A primeira
vontade é fugir, porém, embora a fuga leve a um alívio imediato a longo prazo
só reforçará o medo e o tornará ainda mais forte. Porém, se enfrentarmos a
situação perceberá que a ansiedade sobe, mas com o passar do tempo sua intensidade
diminui. Se a ansiedade foi “feita” para nos proteger, ela não pode nos matar. Caso
o quadro agudo de ansiedade permaneça por muito tempo (sem necessidade) pode
levar o corpo a exaustão, então o próprio corpo trata de acabar com a descarga
de adrenalina, restaurando o estado normal do nosso organismo. Você pode
perceber isso em seu corpo, geralmente sentimos a ansiedade diminuir com o
tempo.
Uma vez que decidimos enfrentar o medo,
da segunda e da terceira vez a intensidade das sensações serão cada vez
menores. Ainda que seu medo seja muito grande e sua ansiedade parece
insuportável, permaneça na situação, insista, não desista. Somente o
enfrentamento poderá ajuda-lo a superar o medo. Lembre-se de avaliar o
significado que tem dado para cada situação.