Tenho
acompanhado alguns casais que trazem uma grande frustração que
incomoda e machuca o coração.
Em geral quando
pensamos a vida dentro do casamento, é comum encontrarmos pensamentos de
alegria, felicidade, parceria, compartilhamento de sonhos e de vida... Porém, a
realidade nem sempre é esta. Embora o casamento seja muito sonhado e
idealizado, o fato é que tem aumentado o número de pessoas que se veem sozinhas dentro do relacionamento, seja no cuidado da casa, com a
educação dos filhos e até mesmo para manter as finanças da casa.
Uma das causas
que geram insatisfação é a idealização do(a) parceiro(a), de suas atitudes e
comportamentos. Uma vez que a expectativa não é atingida, gerando descontentamento
e decepção. A frequência com que a expectativa não é alcançada pode gerar um
desencantamento e a sensação de que o casamento deixou de valer a pena, pois a sensação de
estar sozinho(a) aumenta.
Um caminho
possível para diminuir o desconforto é cuidar para que sua expectativa
não se torne uma exigência. O diálogo é sempre o melhor caminho para a
resolução dos conflitos, assim, procure conversar com seu parceiro(a) sobre o que te incomoda e
juntos pensem em soluções para melhorar o relacionamento. O outro precisa saber
o que você espera, e ambos precisam compreender que ceder faz parte do
relacionamento. No entanto, é preciso tomar cuidado para que uma das partes não
seja a que sempre cede ou ainda que um dos parceiros ceda tanto ao ponto de
desconfigurar-se de si mesmo e perder sua identidade, mas isso é assunto para
outro post – aguarde!!
Abaixo um vídeo para refletir sobre o post.
Claudia Rainha
Especialista em Psicologia Clínica
#porquevivereurgente

2 comentários:
Parabéns pela excelente iniciativa.
Parabéns pela excelente iniciativa.
Postar um comentário