sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O que é amar?

Estranho como as vezes nosso jeito de amar se parece mais com posse do que com amor... 


Gosto de refletir sobre uma frase que diz "ame as pessoas e use as coisas" porque as vezes parece que vivemos em nossos relacionamentos o contrário, coisificamos o outro e nos tornamos donos, e com isso controladores. Nada gera mais sofrimento do que viver como se fosse um refém do outro, sem liberdade, sem confiança, sem cumplicidade. 

Certa vez fui questionada sobre o que é um casamento afinal? E discutindo sobre isso chegamos a conclusão de que um casamento nada mais é do que duas pessoas que decidiram seguir juntas por um caminho, com o compromisso de ajudar o outro a ser melhor a cada dia. Se um relacionamento não te ajuda a melhorar como pessoa, a aperfeiçoar suas imperfeiçoes, vale a pena pensar o que ele agrega e o que significa, e principalmente como ambos tem conduzido esse relacionamento. O que eu tenho feito para melhorar, quais atitudes tenho tido de valorização do outro. Com qual zelo e cuidado tenho conduzido essa pessoa na dança da vida?

Ainda na adolescência adotei uma frase para minha vida que acredito ser uma grande verdade: "Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí" - John Lennon

Assim, não precisamos controlar o outro, mas ser sempre uma boa companhia para a qual desejo voltar e continuar a caminhar, lado a lado. 

Um bom relacionamento é permeado de sentimentos bons, de dificuldades também, mas principalmente de bom humor e parceria para superar as adversidades.

Claudia Rainha
Especialista em Psicologia Clínica