sexta-feira, 5 de junho de 2015

Amor ou insegurança?

Relacionamentos são necessários... porém as vezes as relações estabelecidas podem doer e deixar marcas não tão saudáveis assim...

Isso acontece quando nos relacionamos com pessoas "doentes" e algumas vezes também já marcadas pelas dores da vida. 

Quando pensamos o ciúmes, por exemplo, em uma certa medida pode ser positivo, mas o limite entre o saudável e o patológico está quando é disparado em um dos parceiros a sensação de medo, e surgem comportamentos como a omissão de fatos - "não posso contar isso" ou "se ele(a) souber... nossa não posso nem imaginar". Esse comportamento pode ser compreendido como uma diminuição da cumplicidade e da confiança, uma vez que não posso ser "eu mesmo" e alguns fatos da vida são omitidos, amizades são camufladas ou deixadas de lado.

Uma relação saudável desperta no outro o que há de melhor. Ajuda a desenvolver e a crescer. Se uma relação não te faz uma pessoa melhor, talvez seja a hora de pensar os caminhos que esse relacionamento tem tomado. 

Brigas, discussões, verificações de celular e páginas nas redes sociais podem ser os primeiros indícios de que sua relação precise de atenção. A insegurança desperta a desconfiança, que gera ciúmes e este por sua vez pode assumir uma intensidade e uma frequência desagradável, desconfortável e por fim patológica, quando limita o outro e às vezes o subjuga. 

Por trás do ciúmes frequentemente encontramos uma pessoa insegura, com um complexo de inferioridade considerável. A necessidade de monitorar a outra pessoa surge de medo de perder, de ser trocado, de que encontre alguém que seja melhor, se apaixone por outro(a), ou seja, "eu não sou bom (boa) o suficiente para mantê-la(o) comigo". 

"se eu não'cuidar' do que é meu ..." - o que está por trás dessas falas e controle é a auto imagem negativa, depreciativa. Que pode estar pautada na insegurança e no complexo de inferioridade. 

A insegurança pode aparecer quando a relação não progride para um nível de confiança e cumplicidade. Não ter a certeza de que o outro está sendo verdadeiro e que não está na relação por inteiro gera ainda mais insegurança. Aqui é possível encontrar pessoas que também foram machucadas por outros relacionamentos e tem esse comportamento (de entregar-se com reservas) como uma defesa.  

O medo de relacionar-se e as defesas dentro dos relacionamentos serão temas dos próximos textos!!

E você? Você se considera uma pessoa ciumenta? De onde você acredita que vem esse comportamento?
Envie sua pergunta ou comentário, me ajude a construir a continuação deste texto!!!!






2 comentários:

Unknown disse...

Ciúmes , muitos pensam que ter é um cuidado especial de alguém , mas é uma visão distorcida de um relacionamento. É legal ter um pouco de ciumes, com muito cuidado, pois o exagero pode se tornar um grande problema. O importante é sempre estar atento se fugir do controle é porque preciso dar mais atenção ao relacionamento.

Unknown disse...

Ciúmes , muitos pensam que ter é um cuidado especial de alguém , mas é uma visão distorcida de um relacionamento. É legal ter um pouco de ciumes, com muito cuidado, pois o exagero pode se tornar um grande problema. O importante é sempre estar atento se fugir do controle é porque preciso dar mais atenção ao relacionamento.